A portabilidade de crédito consignado também é conhecida no mercado como “troca de dívida”.
É uma opção muito válida para quem deseja reduzir a taxa de juros de um contrato vigente, com o intuito de pagar um valor menor ou de obter o troco da operação de portabilidade.
O troco ocorre quando a troca de um contrato vigente com parte do saldo devedor já foi paga ou quando as taxas de juros do novo contrato são mais baixas Há também a opção com a redução da parcela no novo contrato.
Dessa forma, muitas pessoas buscam a portabilidade de contrato de crédito consignado com o objetivo de fazer uma boa negociação.
É preciso frisar que a portabilidade do empréstimo consignado não é permitida para bancos com taxas maiores do que as do banco atual.
Só é possível concluir a transferência, caso o novo banco possua uma taxa menor ou igual a do contrato vigente.
Quais são as principais vantagens de fazer a portabilidade de crédito consignado com troco?
-
Economizar mais
A primeira grande vantagem é a possibilidade de economizar bem mais, trocando uma dívida mais cara por outra mais barata. Afinal, as taxas de juros do novo contrato são bem menores do que o contrato vigente.
É uma opção bem válida para quem está apertado financeiramente ou em busca de descontos para quitar débitos.
-
Ter um valor a mais na sua conta
Outro ponto positivo é que com esse tipo de transação financeira, é possível receber o troco na sua própria conta bancária.
Isso mesmo!
A diferença da portabilidade de crédito consignado vai diretamente para a sua conta e você pode utilizar o dinheiro com o que desejar.
-
Equilíbrio financeiro
Ao fazer a portabilidade é possível equilibrar mais a sua vida financeira, evitando, por exemplo, taxas de juros abusivas.
É possível também renegociar as suas contas em atraso e rever todo o seu orçamento.
Além disso, é uma forma de planejar-se melhor financeiramente para evitar possíveis imprevistos e taxas de juros abusivas.
Como funciona na prática
Vamos supor que você tem um contrato de empréstimo consignado vigente no Banco A, no valor original de R$ 10.000,00, uma taxa de juros de 2,08% ao mês e a um prazo de 84 meses.
No decorrer do tempo você já pagou o equivalente a 50% da dívida deste contrato, por meio das parcelas mensais que vem sendo descontadas diretamente em folha de pagamento.
Você decide então, portar seu contrato para o Banco B.
O Banco B disponibilizará uma melhor condição de acordo com o seu contrato original, podendo ser:
- reduzir o valor da sua parcela vigente até o mínimo que seja equivalente ao valor da sua dívida com o Banco A e considerando reduzir os juros de 2,08% ao mês para 1,80% ao mês, e o restante da parcela poderá ser usado como margem para negociar um contrato novo com melhores condições e disponibilizar um valor vantajoso para você, sem alterar os valor de parcela que você já vinha pagando.
- portar a sua dívida para o Banco B com as mesmas condições do Banco A. Depois de portado o contrato ser refinanciado no Banco B, com o mesmo valor (R$ 10.000,00), mas com uma redução dos juros com relação à dívida original.
Dessa forma, você poderia obter troco tanto da diferença entre o valor do novo contrato e do abatimento do saldo que já havia sido pago, como também na taxa de juros do Banco A que era de 2,08% para o Banco B a 1,80%.
Entenda a avaliação da CIP
Vamos explicar algumas etapas bem importantes quando o assunto é a portabilidade de crédito consignado com troco.
Toda operação de portabilidade é acompanhada e regulamentada pela CIP.
A CIP – Câmara Interbancária de Pagamentos é o órgão responsável por intermediar todas as transações de portabilidade de dívidas de um banco para o outro.
Após solicitar a transferência de débito de um banco para o outro, a CIP se responsabiliza por entrar em contato com o banco que possui o contrato vigente e coletar informações do saldo atual do devedor.
Dessa forma, ela informa o banco que ofertará o consignado sobre a situação atual da sua dívida.
Geralmente, o processo todo leva em média 5 dias úteis para ser concluído com sucesso.
Após a finalização do processo de análise o banco credor envia todas as informações sobre o empréstimo e o contrato para a atual agência que se responsabilizará pelo débito.
Em seguida, é feita a verbalização da portabilidade, que é toda a parte formalizada entre os 2 bancos para que os trâmites ocorram de forma legalizada.
Por fim, é feito o financiamento e a portabilidade do crédito consignado com troco é concluída com sucesso.
Dessa forma, apesar das diversas etapas, realmente vale a pena solicitar a portabilidade e economizar muito dinheiro!
Acesse esse link para solicitar a sua portabilidade ainda hoje!