Margem consignável de 5% adicional: Últimos dias para os aposentados e pensionistas do INSS aproveitarem para contratar um empréstimo consignado
Aposentados e pensionistas do INSS vêm contando desde o segundo trimestre do ano de 2021 com uma margem consignável maior, de 5% em seus benefícios.
Este percentual que elevou a margem consignável de 35% para 40%, surgiu como uma Medida Provisória (MP), sendo transformada em lei em março de 2021.
O intuito com o aumento de margem em 5% foi o de fomentar a economia durante a pandemia do novo Coronavírus.
Margem consignável adicional de 5% vai terminar
A lei nº 14.131/21 que entrou em vigor em 31 de março de 2021 prevê o término da margem de 5% em 31 de dezembro de 2021.
Isso significa que a partir de 1º de janeiro de 2022, a margem consignável voltará aos 35% total, sendo destinados 30% para empréstimo consignado e 5% para cartão de crédito consignado.
A quem está disponível
Além do público de aposentados e pensionistas do INSS, a margem de 5% a mais para o crédito consignado se estende a outros convênios, tais como: servidores públicos federais, municipais e estaduais, militares, dentre outras categorias.
O que vai acontecer com o fim da margem
Por um lado, o acréscimo de 5% na margem consignável beneficiou aos consumidores que já estavam com a margem tomada e precisavam contratar um novo empréstimo consignado para realizar seus objetivos durante este período.
O percentual adicional também foi positivo para quem já tinha margem livre disponível, mas desejava tomar um empréstimo um pouco maior.
Por outro lado, com o fim da margem, quem desejar contratar um novo empréstimo a partir de 2022, com o recuo da margem aos patamares originais, deverá entrar o ano com a margem consignável negativa.
Isso significa que, em princípio, a contratação de um novo empréstimo não será possível, apesar do aumento salarial 2022 prometer ter um reajuste histórico, de pouco mais que 11%.
Na Qualicrédito há outras alternativas para renegociar empréstimos vigentes, como é o caso da Portabilidade com Troco ou a contratação do Saque Complementar do Cartão de Crédito Consignado.
Outra opção é o Crédito com Garantia no Saque-Aniversário do FGTS, modalidade que permite antecipar o FGTS em até 05 anos, com uma taxa a partir de 1,99% ao mês, desconto direto na conta do FGTS, pagamento anual e o melhor, sem comprometimento de margem para outros empréstimos.
Quais as perspectivas de aprovação definitiva
Apesar das perspectivas apontarem para o término da margem adicional de 5%, há outras duas propostas tramitando no Congresso Nacional que, caso aprovadas, poderão estender ou modificar o teto da margem consignável. São elas:
- Margem social:
Propõe a criação de uma linha de crédito especial que autoriza os bancos públicos a emprestar até R$ 20.000,00, inclusive àqueles que já estão com toda a margem consignável tomada.
- Aumento de margem consignável para 45%:
Propõe o aumento da margem para 45%, sendo 40% para empréstimo consignado e 5% para cartão de crédito consignado.
Outra expectativa é que a margem emergencial, a dos 5% em vigor, seja incorporada em definitivo ao crédito consignado, mas talvez ainda leve um tempo até ser aprovada, especula-se que a partir do segundo trimestre de 2022, por exemplo.
Últimos dias para usar sua margem de 5% a mais
E se você ainda não aproveitou a margem de 5% para contratar o seu novo empréstimo, a hora é essa.
Lembre-se: você tem somente até o dia 31 de dezembro de 2021 para aproveitar as vantagens que o crédito consignado oferece, como as melhores taxas de juros, prazos longos para pagar, contratação 100% digital, além de ser sem burocracia.
A Qualicrédito possui uma equipe preparada para ajudar você com a contratação do seu empréstimo consignado.
Clique aqui para solicitar uma proposta personalizada.